O Parque Tecnológico de Uberaba, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está com as inscrições abertas para o 1º Fórum de Empreendedorismo Inovador e 5º Seminário Uberaba Inovadora. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. Para garantir a presença é preciso que os interessados se inscrevam pelo link bit.ly/forum-uberaba.

O evento tem por objetivo unir empresas, academia e governo, para pensarem formas de incluir a inovação em suas cadeias de valor, ampliando suas conexões e seus resultados econômicos e sociais a partir do fomento à cultura do empreendedorismo inovador.

Conforme explica a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, os temas escolhidos para serem abordados nesta edição são de grande relevância para o atual momento do cenário de tecnologia e empreendedorismo no País. “Vamos falar de educação empreendedora, criando filhos empreendedores independentes, que serão protagonistas de suas vidas. Empreendedorismo colaborativo, quando empresa, indústria e universidade cooperam e colaboram umas com as outras, gerando mais riquezas para a cidade”, ressalta.

Raquel destaca a importância de debater sobre novos ambientes de inovação e o papel desses ambientes, como os ParqueLabs inaugurados neste ano e que tem contribuído para a geração de novos negócios inovadores. “O seminário tem como característica, ser um espaço de diálogo, troca de experiência e de levar informação atualizada aos atores da tríplice hélice”, afirma.

O evento será realizado de 12 a 14 de dezembro. A abertura acontecerá no anfiteatro do IFTM Campus Parque Tecnológico, às 19h do dia 12, seguido da apresentação dos empreendedores Diego Barreto, Cassandra Poulin e Artur C. Sousa, que falarão sobre o empreendedorismo inovador e colaborativo e seu impacto no desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos territórios. Às 21h acontecerá um painel interativo sobre os Desafios do mundo 4.0.

No dia 13, será promovido, das 14h às 17h, no ParqueLAB Mezanino, um Workshop sobre "Desenvolvimento de Ecossistemas Inovadores e Colaborativos, os novos ambientes de inovação e seu papel nos ecossistemas e internacionalização de Startups - Experiências internacionais".

À 19h será realizada a palestra no anfiteatro do Campus Parque Tecnológico da IFTM, sobre O Poder da Educação Empreendedora: Educando Filhos para Empreender. Às 20h30, ocorrerá o painel sobre Educação Empreendedora: Como levar a cultura do empreendedorismo para a sala de aula - da escola à Universidade.

No dia 14, acontecerá no ParqueLAB Mezanino, das 9h às 12h o Workshop Cultura Maker e IOT - Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things). Das 14h às 16h, será o Workshop investimento para a inovação – BDMG.

Depois às 19h, a programação volta para o anfiteatro da IFTM, com a palestra A revolução Digital - Como inovação, tecnologia, criatividade e conexões podem transformar e fortalecer uma cidade?. Às 19h45 será realizado o painel ZebuValley - Vender, a chave para o sucesso de uma Startup. E as 20h30 terá o espaço ZebuValley, na quadra da IFTM, com uma mostra de Startups de Uberaba, parceiros do Ecossistema e ambientes de inovação

Mais informações pelo telefone, 3318-0506.

Fonte: Jorn. Natália Melo / Comunicação PMU