No final dos anos setenta, com a chegada na região de lojas de atuação nacional, os lojistas locais utilizando a expertise dessas empresas decidiram criar o Clube de Diretores Lojistas de Uberaba, motivados pelas dificuldades que os empresários do comércio varejista encontravam em administrar seus créditos e cobrança, exatamente pela falta de experiência e pela ausência de um serviço competente de PROTEÇÃO AO CRÉDITO, e em decorrência do crescente número de inadimplentes.

O ponto de partida para a concretização do Movimento Lojista Uberabense: 10 de junho de 1980. Surge o Clube de Diretores Lojistas.

Os lojistas liderados por Ronaldo Batista Machado formaram a primeira diretoria, tendo como endereço uma pequena sala de 10 metros quadrados na PRAÇA RUI BARBOSA, ao lado da sede da Prefeitura.

Até os dias atuais, muitos diretores doaram seus serviços para a entidade, compondo onze diretorias. Estas administrações foram lideradas na sequência pelos presidentes: Ronaldo Batista Machado (in memorian), Januário Marques de Oliveira (in memorian), Lucio Antonio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre (in memorian), Mario Vilmair Silvestre Pereira, Antonio Alberto Stacciarini (in memorian), Fakher Azor Fakhouri, Fúlvio Ferreira, Miguel Haroldo de Faria e, atualmente, Angelo Gabriel Crema.

Dentro desta sequência de presidentes, em 21 de novembro de 1994, alterou-se a denominação de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas seguindo uma decisão tomada na 35ª Convenção Nacional do Comércio.

Os diretores da CDL Uberaba sempre mantiveram bom relacionamento com os demais dirigentes classistas do movimento lojista e das outras organizações congêneres, prova disso é a presença de companheiros da CDL Uberaba fazendo parte da composição como vice-presidentes da FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MINAS GERAIS, com destaque para Lucio Antonio Scalon que atuou como presidente da Federação. Posteriormente, Miguel Faria, como 1º Vice e, atualmente, Fúlvio Ferreira, também como 1º vice-presidente.

A CDL Uberaba serviu de exemplo e foi a incentivadora da formação de outras CDLs na região.

Depois de 23 anos de esforços e dedicação de todas as administrações, foi inaugurada a sede própria em 18 de dezembro de 2002 sob a presidência do Sr. Mario Vilmair, sendo que este mesmo prédio teve suas obras iniciadas na gestão do presidente Arnaldo Santos Anjo.

A conclusão do salão de eventos, como também a construção e inauguração do prédio do Ceteco-Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba, se deu no mandato do presidente Antonio Alberto Stacciarini.

A CDL atualmente conta com vários departamentos: SPC, jurídico, cobrança, financeiro, faturamento, marketing, eventos, certificado digital, comercial, convênios saúde e dezenas de produtos e serviços oferecidos aos associados.

Nosso site proporciona aos associados acesso a consultas no SPC Brasil, com total segurança, além de atualização permanente com notícias relacionadas ao Movimento Lojista Nacional e da própria CDL Uberaba.

A entidade desenvolve, de forma ativa e permanente, ações promocionais para incentivar o comércio lojista local, através de campanhas relacionadas às principais datas comemorativas, dentre elas, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Em terreno cedido pela Prefeitura e Câmara Municipal de Uberaba, a CDL constrói o Centro de Convenções e Eventos denominado CDL HALL, situado em local privilegiado no Parque Tecnológico de Uberaba.

O objetivo da CDL de Uberaba é totalmente voltado ao desenvolvimento das empresas e profissionais associados, de seus dirigentes e funcionários e do crescimento da nossa cidade.

Veja também: