Estava recentemente numa lanchonete quando uma moça, recém chegada ao estabelecimento, foi até uma mesa para pegar uma cadeira para levar à outra mesa onde estavam suas amigas.

Lá da fila do caixa gritou uma outra moça “não, não, eu estou sentada aí!” A primeira moça imediatamente deixou a cadeira e foi ao encontro das suas amigas resmungando, blasfemando e criticando aquela que de longe gritou.

Sem entrar no mérito da questão eu quero me ater apenas a falta de paciência. Por todos os lados vemos pessoas tensas e mal humoradas. A  gentileza e o respeito definitivamente estão em desuso, estão fora de moda. Não deveriam porque realmente “gentileza gera gentileza”. Experimente ser educado: Eu tenho certeza que alguém em algum momento retribuirá a sua educação; isso já valerá a pena!

Alguns vão dizer: “mas este mundo em que estamos nos obriga a ser deste jeito...”

Ora, preciso lembrar que o mundo não mudou, ele é assim desde sempre. O que tem mudado é a reação das pessoas. Se permitirmos que a correria do dia-a-dia nos torne estressados e mal humorados, aí sim, estaremos mudando o perfil geral dos habitantes deste mundo. Cabe a cada um fazer a sua parte. Reverbere apenas o bem. Seja luz neste planeta.

Todos somos bons mas é necessário praticar. Quanto mais educação tivermos, mais educação teremos. Quanto mais formos gentis, mais gentileza teremos.

Mas não espere que todos tenham a mesma reação que você. Aliás, mantenha sempre a calma e o equilíbrio. Aos poucos você se tornará mais brando, mais sereno e mais saudável inclusive porque a mansidão faz bem para o corpo e para o coração.

Essas sugestões lhe farão ser uma pessoa mais afável. E mais pessoas gostarão de estar próximas de você. Como consequência você terá mais amigos e melhores resultados profissionais. E, de quebra, melhor saúde e melhor qualidade de vida.

Então, você está pronto para começar a mudança?!

Fúlvio Ferreira   presidente da CDL Uberaba 

Palestrante, empresário e consultor em comércio varejista.www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.