Por Lúcio Castellano, com informações do Portal Sebrae Minas

Rodada terá lançamento oficial nesta terça-feira (15)

Um evento promovido pelo Sebrae-MG  para que as empresas negociem seus produtos e serviços e estabeleçam novas parcerias, a 3ª Rodada de Negócios de Uberaba será lançada nesta terça-feira (15),  às 10h, na sede da Fiemg Regional Vale do Rio Grande. Na oportunidade, será apresentada, oficialmente, a programação, data e local da Rodada que é realizada por meio de reuniões agendadas entre as empresas fornecedoras e as empresas demandantes - empresas âncoras - com interesses de compra e venda comuns.

Todos os detalhes serão apresentados pelo gerente Regional da Macro Oeste (Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro), do Sebrae Minas, Marden Marcio Magalhães e equipe técnica do órgão.

“Essa iniciativa abre as portas para o empresariado local, possibilitando a oferta de produtos uberabenses a várias empresas que irão participar na condição de empresas âncoras”, observou o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), uma das entidades que apoiam a Rodada. Miguel Faria conclama os empresários de Uberaba e região para que compareçam à solenidade de lançamento.

Depois de enaltecer o papel do Sebrae Minas, o dirigente lojista considerou que a Rodada de Negócios é um divisor de águas para as empresas que dela participam, pois ganham visibilidade e podem mostrar e divulgar o que têm de melhor e, assim, oferecer para quem realmente compra e consome o que é produzido na região polarizada por Uberaba.

Como entidade fomentadora da economia, citou Miguel Faria, a CDL se movimentou para mobilizar a participação de empresas de diretores e de associados. “Nós do comércio temos que oferecer cada vez mais, além de ampliar o leque de cliente e fornecedores”, diz.

As reuniões da Rodada duram 30 minutos, tempo suficiente para que os participantes apresentem seus produtos e serviços de maneira objetiva e eficaz. Participando da Rodada de Negócios, o interessado será incluído no Catálogo de Oportunidades, um guia de consultas disponível a todas as empresas participantes do evento.

Saiba mais sobre as Rodadas de Negócios

Quem são as empresas âncoras?

Empresas âncoras são empresas de médio e grande porte convidadas pelo Sebrae, com característica eminente de mercado consumidor, ou seja, que demandam produtos e serviços.

Quem são as empresas ofertantes?

Empresas ofertantes são empresas de micro ou pequeno porte com característica eminente de mercado fornecedor, ou seja, que tem oportunidade de oferecer produtos e serviços.

São necessárias informações sobre os produtos e serviços a serem ofertados, o mercado de atuação, a capacidade de produção e o número de funcionários, entre outras. Com base nesses dados, é feita a análise do perfil da empresa que pretende participar como ofertante para verificar se é compatível com as demandas da empresa âncora ou demandante.

Objetivos das Rodadas de Negócios

- Facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas;

- Estimular parcerias;

- Despertar o interesse comercial comum;

- Criar ambiente propício e saudável para os encontros de negócios;

- Possibilitar o acesso a novos mercados;

- Aproximar ofertantes e demandantes de produtos e serviços.

Benefícios para os participantes

As empresas ofertantes conseguem benefícios específicos com as Rodadas de Negócios, como:

- Identificação e captação de novos fornecedores, compradores e parceiros;

- Possibilidade de contato direto com grandes empresas e redes;

- Oportunidades de realização rápida de negócios;

- Troca de informações;

- Conhecimento de mercados potenciais e abertura de novos mercados;

- Realização de parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e internacional;

- Contato com maior número de empresas;

- Aquisição de know-how (conhecimento, capacitação e habilidade para realizar uma tarefa) e acesso a novas tecnologias;

- Aumento do volume de vendas.

As empresas demandantes, por sua vez, também conseguem vários benefícios nas Rodadas de Negócios:

- Divulgação e marketing institucional;

- Integração com a comunidade empresarial;

- Busca de novas parcerias;

- Identificação, em curto prazo, de novos fornecedores;

- Maior conhecimento do mercado.