Por Lúcio Castellano, com informações do Portal Sebrae Minas
Rodada terá lançamento oficial nesta terça-feira (15)
Um evento promovido pelo Sebrae-MG para que as empresas negociem seus produtos e serviços e estabeleçam novas parcerias, a 3ª Rodada de Negócios de Uberaba será lançada nesta terça-feira (15), às 10h, na sede da Fiemg Regional Vale do Rio Grande. Na oportunidade, será apresentada, oficialmente, a programação, data e local da Rodada que é realizada por meio de reuniões agendadas entre as empresas fornecedoras e as empresas demandantes - empresas âncoras - com interesses de compra e venda comuns.
Todos os detalhes serão apresentados pelo gerente Regional da Macro Oeste (Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro), do Sebrae Minas, Marden Marcio Magalhães e equipe técnica do órgão.
“Essa iniciativa abre as portas para o empresariado local, possibilitando a oferta de produtos uberabenses a várias empresas que irão participar na condição de empresas âncoras”, observou o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), uma das entidades que apoiam a Rodada. Miguel Faria conclama os empresários de Uberaba e região para que compareçam à solenidade de lançamento.
Depois de enaltecer o papel do Sebrae Minas, o dirigente lojista considerou que a Rodada de Negócios é um divisor de águas para as empresas que dela participam, pois ganham visibilidade e podem mostrar e divulgar o que têm de melhor e, assim, oferecer para quem realmente compra e consome o que é produzido na região polarizada por Uberaba.
Como entidade fomentadora da economia, citou Miguel Faria, a CDL se movimentou para mobilizar a participação de empresas de diretores e de associados. “Nós do comércio temos que oferecer cada vez mais, além de ampliar o leque de cliente e fornecedores”, diz.
As reuniões da Rodada duram 30 minutos, tempo suficiente para que os participantes apresentem seus produtos e serviços de maneira objetiva e eficaz. Participando da Rodada de Negócios, o interessado será incluído no Catálogo de Oportunidades, um guia de consultas disponível a todas as empresas participantes do evento.
Saiba mais sobre as Rodadas de Negócios
Quem são as empresas âncoras?
Empresas âncoras são empresas de médio e grande porte convidadas pelo Sebrae, com característica eminente de mercado consumidor, ou seja, que demandam produtos e serviços.
Quem são as empresas ofertantes?
Empresas ofertantes são empresas de micro ou pequeno porte com característica eminente de mercado fornecedor, ou seja, que tem oportunidade de oferecer produtos e serviços.
São necessárias informações sobre os produtos e serviços a serem ofertados, o mercado de atuação, a capacidade de produção e o número de funcionários, entre outras. Com base nesses dados, é feita a análise do perfil da empresa que pretende participar como ofertante para verificar se é compatível com as demandas da empresa âncora ou demandante.
Objetivos das Rodadas de Negócios
- Facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas;
- Estimular parcerias;
- Despertar o interesse comercial comum;
- Criar ambiente propício e saudável para os encontros de negócios;
- Possibilitar o acesso a novos mercados;
- Aproximar ofertantes e demandantes de produtos e serviços.
Benefícios para os participantes
As empresas ofertantes conseguem benefícios específicos com as Rodadas de Negócios, como:
- Identificação e captação de novos fornecedores, compradores e parceiros;
- Possibilidade de contato direto com grandes empresas e redes;
- Oportunidades de realização rápida de negócios;
- Troca de informações;
- Conhecimento de mercados potenciais e abertura de novos mercados;
- Realização de parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e internacional;
- Contato com maior número de empresas;
- Aquisição de know-how (conhecimento, capacitação e habilidade para realizar uma tarefa) e acesso a novas tecnologias;
- Aumento do volume de vendas.
As empresas demandantes, por sua vez, também conseguem vários benefícios nas Rodadas de Negócios:
- Divulgação e marketing institucional;
- Integração com a comunidade empresarial;
- Busca de novas parcerias;
- Identificação, em curto prazo, de novos fornecedores;
- Maior conhecimento do mercado.