A utilização de uma hashtag pode parecer simples, mas algumas dicas básicas podem transformar a forma de interagir com os clientes e usuários.

Muitos ainda as denominavam como “jogo da velha”, quando as redes sociais trouxeram o termo “hashtag” para o cotidiano dos usuários do Pinterest, Twitter, Facebook, Instagram, dentre outros. Hoje, elas são essenciais para o sucesso e conversão das empresas através das mídias.

Formadas por palavras-chave, uma hashtag funciona como um hiperlink que permite que todos os usuários que publicaram aquela hashtag possam acessar o conteúdo de outros usuários referente a ela.

Elas também podem ser indexadas aos motores de buscas e, portanto, podem ser um meio para o que o seu cliente chegue até você. Ou seja, as hashtags nada mais fazem que promover interação.

Antes de algumas dicas importantes sobre como usar hashtag nas redes, lembre-se de três pequenos detalhes: Elas não aceitam caracteres como -, $, * ou +; O “Ç” (cê-cedilha) jamais deve ser utilizado; No mais, utilize letras, numerais e underline (_).

Mas afinal, como usar hashtag?

SEJA PÚBLICO Por motivos bem claros, é bom que você tenha um perfil público para que todos possam ver as suas publicações, certo? (Isso é básico). UNICIDADE Vamos aos exemplos: a hashtag #startup é muito, muito ampla, e engloba uma série de assuntos que podem não ter nada em comum com o que você escreve.

Considere que o objetivo é criar interação sobre o assunto abordado por você e o público.

Logo, se você está falando do programa Open Startups e usa a hashtag #startups, alguém que esteja citando o surgimento das Startups de São Francisco também pode estar no mesmo hiperlink, ainda que os assuntos não sejam correspondentes. Todo cuidado é pouco!

POR FALAR EM UNICIDADE… Que tal criar uma hashtag própria para o seu negócio? Quando utilizamos a hashtag #OpenStartups (dessa forma, com a letra maiúscula no início de cada palavra), estamos nos referindo apenas ao programa, de forma que ele seja dificilmente confundido.

Neste sentido, promoções ou concursos com a sua hashtag são ótimas maneiras de ganhar mais visibilidade.

CADA MACACO NO SEU GALHO Uma hashtag para cada rede social. De fato, a pesquisa, como falaremos abaixo, pelas mais usadas em cada mídia é uma forma mais segura de obter resultados.

No Facebook pode ser que ela esteja sendo usada como #GameofThrones e, no Twitter, como #GoT. Vale a pena “perder” mais alguns minutinhos na pesquisa.

O que significam algumas hashtags?

Nem todo mundo sabe o que quer dizer algumas das hashtags mais utilizadas, já que o número delas aumenta diariamente.

Ontem mesmo, postamos #GoT e #GoTFinale já que ainda estávamos nos recuperando dos acontecimentos do último episódio da quinta temporada de Game of Thrones (sem spoilers por aqui, ok?).

Por exemplo, na última sexta-feira (12/06), Dia dos Namorados, uma das hashtags mais utilizadas foi #DiadosNamoradoseEu, postada por solteiros que estariam satirizando o fato de não estarem namorando.

O significado de hashtags muito utilizadas:

#yolo: com a tradução “você vive apenas uma vez”, essa hashtag está mais voltada para o jovens, que postam fotos de momentos que consideram inacreditáveis ou únicos para eles. Aproveite a vida! #followback: quer mais seguidores? Peça para que os usuários sigam o seu perfil de volta. No caso de mais curtidas, a hashtag #tagsforlikes pode funcionar bem. #nofilter: como o nome diz, uma imagem que não tenha recebido filtros de Instagram pode conter essa hashtag. #DIY: a tradução já diz muito: “faça você mesmo”. Ela é usada, geralmente, em tutoriais em que os próprios usuários podem fazer algum trabalho manual, em caso exemplar, como jardinagem ou maquiagem. #regram ou #repost: vai postar uma imagem que já foi publicada? Use essa hashtag! #hype: sabe aquele tema que “chega chegando” na internet? Provavelmente ele receberá a hashtag #hype (algo que está ganhando visibilidade, geralmente, postada por mais alternativos/indies). #TBT: Algo como “Quinta-feira da saudade”, em que os usuários publicam imagens de momentos passados. Essa opção já pode ser explorada em outros dias da semana, como #WaybackWednesday (quarta-feira) ou #FlashbackFriday (sexta-feira). Essas hashtags são ideias para gerar conteúdo!

Quais são as hashtags mais populares? No Twitter, ao acessar os Trending Topics, você já pode ver os temas mais comentados através das hashtags nacionais ou mundiais.

E no Facebook? Utilize o app da rede social para encontrar uma hashtag. Abra o menu que “contém as três linhas horizontais”, localizado à direita da tela. Nele, pressione o item “Aplicativos” e, em seguida, “Ver todos”. Na categoria “Populares”, encontre as hashtags mais utilizadas naquele momento.

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Fonte: openstartups

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