A nova era digital é destaque no segundo dia de palestras da Convenção. Delegação da CDL Uberaba marcou presença de destaque na palestra

Para os especialistas, tecnologia é importante e fundamental, também, para os pequenos negócios. O seu futuro tem futuro na web do futuro?

Como a tecnologia pode nos ajudar? O apresentador do painel, Marcelo Castro, especialista em marketing e tecnologia aplicada, abordou brevemente os aspectos da Revolução Digital e como isto muda a forma de comunicar com o cliente. “É preciso entender os signos e seus significados, caso contrário não estaremos fazendo comunicação, afirma.

A primeira expositora do painel, Regina Romano, consultora e especialista em varejo, inicia sua participação estimulando a plateia a despertar a emoção do cliente. Para alcançar sucesso nas ações voltadas para o consumidor, é fundamental focar nas pessoas. Quem toma decisões, vende produtos e cria relacionamentos são as pessoas. “A tecnologia em uma empresa é um meio, não um fim. Ela precisa encantar, precisa divertir. Se não for divertido, não vale a pena”, finalizou, a palestrante.

“Qual que é a próxima geração de negócios? O que é que vamos precisar para impactar este novo consumidor?” Regina destacou a importância de conhecer e entender as necessidades dos clientes. É preciso um controle eficiente do CRM, promoções personalizadas, interatividade, entretenimento, integração, oferecer aplicativos diferentes, geolocalização, coisas que até cinco anos atrás eram muito distantes do nosso varejo.

O novo cliente quer pagar menos, quer tudo a um clique de distância: ele é multicanal. ”A inovação é a única forma que temos de sobreviver, mas ela precisa ser sistematizada para ser bem sucedida”, defendeu.

Após mostrar uma série de exemplos de inovações interativas, como etiquetas eletrônicas e máquinas de autoatendimento, Regiane afirmou que estamos na ponta do iceberg, ou seja, inovações estão disponíveis com preços acessíveis. “Pare de achar que você não tem condições de fazer. Tudo pode ser integrado, barato e funcional”, finalizou.

Na sequência, com o tema “O Marco Legal da Internet”, o Prof. Dr. Renato Ópice Blum apresenta um panorama sobre a internet no Brasil: somos mais de cem milhões conectados, predominamos no Facebook e gostamos de interagir.

E então ele fez uma pergunta: existe alguma expectativa de privacidade? “O Brasil é o país que mais tem processos judiciais no mundo relacionados a internet. Nós não vamos parar de interagir, então a questão é: como fazer o ajuste sobre a segurança do meu negócio?”.

Uma dica do professor como medida de segurança é sempre pensar o que será postado na internet e enfatizou a questão quanto ao perigo dos Direitos Autorais na Web, já que empresas podem ser processadas ao utilizarem imagens em suas redes sociais sem autorização.

Ao citar alguns aspectos do Marco Civil da Internet Brasileira, que reforça a questão da privacidade na internet, Blum falou sobre o “direito ao esquecimento”, questão que está sendo discutida atualmente. “Imaginem o exemplo de uma empresa condenada por assédio moral. A empresa já pagou, o assunto foi resolvido, mas, no buscador na internet, a primeira citação é justamente da condenação. Será que é justo condenar eternamente uma empresa e inviabilizar o conteúdo das operações pelo resto da vida? Ou será justo poder remover este conteúdo?”, provocou.

Então, fique atento.

A próxima convidada, Edna Mafra, representante do Google, apresentou recursos que o Google oferece para lojistas. Após fazer uma breve introdução sobre o novo consumidor, em constante conectividade, ela apresentou cinco passos que uma empresa deve seguir para ter presença online: 1)Ter um website; 2) Investir em links patrocinados; 3) Impactar usuários em sites de conteúdo; 3) Utilizar o YouTube; 5) Medir os resultados no Google Analytics.

Para finalizar o painel, Guto Zaccarelli, da Diebold, falou sobre a importância da tecnologia e segurança para o movimento lojista. “Temos que nos preocupar se os dados que temos nos nossos computadores estão seguros”, disse. Zaccarelli defendeu que existe tecnologia para a segurança do meio físico, já que muitos dados são confidenciais.

Antes das perguntas, Rodrigo Marcondes da Oracle é convidado ao palco e fala sobre soluções aplicadas pela empresa focadas em pequenos negócios e em seguida, Cristiano Chaussard da @CDLShopping fala sobre o projeto, como funciona e como fazer para implementá-lo em cada região. "O varejista não precisa ver o E-commerce como inimigo de sua loja. É possível manter as vendas no site da loja", enfatiza Cristiano.

Ao final do painel os participantes puderam fazer perguntas aos convidados.

Para encerrar o segundo dia de palestras da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, a palestra “ Transforme consumidores em propagadores”, com Hugo Rodrigues, COO e CCO da Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Dialog.

Em sua apresentação, Hugo comenta que os consumidores se tornaram mais exigentes e que é preciso adaptar-se o tempo inteiro. “95 milhões de brasileiros estão insatisfeitos com o atendimento das marcas. Estamos vivendo um momento de ouvir mais, em uma era em que a única certeza é a mudança. Quantas vezes nos reinventamos nos últimos 7 anos? “, questionou.

Hoje em dia o consumidor satisfeito já é um propagador do seu negócio. Para o especialista em comportamento de pessoas, é fundamental fidelizar os clientes para que este faça a propaganda da sua marca nas suas redes sociais, por exemplo: “Atenda uma pessoa bem e atinja novos clientes de graça”.

Com informações: http://convencaonacionalbahia.org.br/

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