O ano de 2017 para o comércio varejista foi um período de retomada. Afirmação é do presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fúlvio Ferreira, ao avaliar o balanço anual divulgado nesta sexta-feira pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), órgão mantido pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), em parceria com a CDL.

De acordo com o relatório, o exercício encerrou com um volume de consultas com crescimento de (+) 8,93%, diante dos resultados de 2016. “É um percentual muito significativo”, diz, ao lembrar que o ano passado foi “péssimo” para o setor. “Mas falta muito para que possamos retomar a movimentação de oito, dez anos”, sinalizou Fúlvio. Em contrapartida, também foi animador para o comércio a queda de (-) 14,32% na quantidade de registros de inadimplentes no SPC local.

Quanto à diminuição nos registros de devedores, segundo o dirigente lojista, trata-se de um sinalizador de mais dinheiro no mercado, bem como pela característica do uberabense de ser bom pagador além e, em especial, pela liberação de recursos do Fundo de Garantia, por volta do meio do ano passado. “Muitas pessoas que estavam devendo na praça pegaram esse dinheiro e quitaram suas dívidas”, disse.

Sobre o que projeta para o primeiro trimestre de 2018, de outra parte, Fúlvio citou os compromissos tradicionais como os de volta às aulas, IPVA, IPTU e o acerto de contas contraídas para as festas de final de ano. E acrescentou: “O início de um novo ano é marcado por muitas despesas tanto para as famílias quanto para as empresas. Agora, esperamos pela chegada de recursos do PIS e do Pasep, isto é, um dinheiro novo para movimentar o mercado, tanto para pagamento de dívida quanto uma nova compra”.

Fúlvio comentou, em seguida, que a retomada do emprego acontece de “forma lenta” e com as empresas, especialmente as pequenas, com “muito medo”; as grandes nem se fala. “Todo empresário está muito receoso e atuando com cautela, contudo defendeu que o empreendedor e o consumidor atuem com ousadia para que o ano seja melhor”, finalizou.