Tenho um amigo que sempre questiona sobre a diferença entre Meritópolis e Meritocracia.

A primeira refere-se à cidade que tem por hábito, mormente em períodos eleitorais, homenagear pessoas e mais pessoas sem nenhum critério, apenas com o intuito de reforçar amizade com os homenageados, que também são eleitores bem como seus amigos e familiares.

A outra, a Meritocracia, é um modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.

Lógica parecida segue no tocante às datas comemorativas, de modo particular, as chamadas datas comerciais. Umas tem como origem a homenagem em si, o reconhecimento.

Outras..., bem, outras ... nem tanto!

Dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente.

Esta data é recente e ainda pouco difundida.

A ideia do gaúcho José Carlos Rêgo foi de reconhecer a importância do cliente. Em verdade é ele quem paga nossas contas.

É o cliente que proporciona com que nossos sonhos se tornem realidade.

Assim, nada mais justo que dedicar a ele, o cliente, nossa majestade, o título de Rei!

No passado se dizia que o cliente sempre tinha razão.

Hoje, tanto clientes como vendedores e empresários, são mais evoluídos. De pouco a pouco os empurradores de mercadorias estão acabando.

Já não mais há espaços para mentiras, seja da parte do cliente seja da parte do empresário.

Em tempos atuais devemos sim homenagear o cliente. E desmonstar o quanto somos honestos e sinceros e que temos prazer em servir!

A propósito, há muitas empresas com preços bem convidativos promovendo e homenageando o cliente.

Então, "bora" comprar?

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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