Dia 15 de março, para setor empresarial, especialmente para o setor lojista, é uma data muito especial.

No dia 15 de março, em todo o mundo, rendemos homenagens ao cliente, que é a nossa principal razão de existir.

Um dos principais ganhos, uma das principais conquistas de todos nós, porque todos somos consumidores, é o Código de Defesa do Consumidor que também faz aniversário neste dia 15 de março. Ele foi promulgado na década de 1990 e veio para regulamentar e normatizar as relações consumeristas no país diminuindo diferenças e corrigindo desequilíbrios, especialmente nas transações envolvendo grandes empresas. O Brasil, naquela época, foi muito elogiado pela comunidade internacional. Ao longo destes anos o CDC vem sofrendo atualizações uma vez que tanto o cliente quanto às empresas estão mudando e evoluindo. Prova disto é o Comércio Eletrônico.

O consumidor se tornou exigente e seletivo. Ele já não mais aceita empurradores de mercadorias, quer sim ter contato com profissionais que tenham ética e transparência acima de tudo; que saibam ouvir e entender. E, por fim, que sejam assertivos e determinados dentro dos seus ofícios e funções.

Ele também quer relações com empresas que sejam transparentes. Empresas que prometam e que cumpram fielmente tudo o que foi estabelecido.

O novo consumidor é poderoso, ele sabe da sua importância. É rico em conhecimentos e informações sobre o mercado e sobre a mercadoria desejada .

Ao cliente,  esta parte essencial e vital dentro do contexto varejo, nós prestamos nossas homenagens, manifestamos nossa gratidão e afirmamos:

É por você que fazemos o nosso melhor!

Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br