O empirismo definitivamente deve ser abandonado nas empresas brasileiras. Praticamente não há mais espaço para amadores.

A simples intenção de montar uma empresa deve ser pautada em muito estudo e pesquisa. Mister que desde o início se possa contar com o auxílio de profissionais preparados para ajudar o empreendedor a acertar, e de modo particular, na contratação e retenção dos talentos humanos. Serão estes profissionais psicólogos, gerentes de RH e coaches, os responsáveis diretos pelas equipes.

Hoje o cliente, tanto quanto a mercadoria ou o serviço, quer ter uma sensacional experiência de compra. E, via de regra, quem pode oferecer isto é uma pessoa, um ser humano.

E seguindo este raciocínio todo atendente deve sempre se colocar no lugar daquele que dele precisa para poder servi-lo melhor; imaginar que o outro também é gente como ele, que sente e aprecia tudo de bom de que ele também gosta, tal como respeito, explicação, orientação, transparência e, sobretudo, atenção, coisas que, aliadas a uma boa técnica, são fundamentais para um serviço diferenciado.

Nestes tempos onde mercadorias são quase commodities, quase todas muito parecidas o grande diferencial será dado exatamente através do atendimento. Só através do conceito "gente servindo gente" poderemos destacar este diferencial. Mas para alcançar este status as equipes precisam estar afinadas, tarefa que começa no recrutamento e passa por treinamentos constantes mas sempre com uma poderosa comunicação interna.

Assim, tanto quanto treinamentos é muito importante que as orientações dentro da empresa sejam passadas de maneira clara, direta e que possa ser entendida. E uma vez entendida que ela seja praticada, isto é, que tudo aquilo que foi solicitado seja, por fim, colocado em prática para o bem da empresa e para o bem do cliente.

E onde há pessoas bem selecionadas, bem intencionadas e bem treinadas aí todos os clientes serão bem tratados. E sabe qual será o resultado deste diferencial? Sucesso!

Então.... mãos à obra!

Fulvio Ferreira - Conselheiro da CDL Uberaba Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista. fulviopalestrante.blogspot.com fulviopalestrante@outlook.com

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