Para marcar o encerramento do ciclo de cursos e palestras do mês de junho, através do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio), a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) promoveu a palestra “Os novos rumos do varejo”, ministrada pelo conselheiro da entidade Fúlvio Ferreira.

O grande objetivo da apresentação foi, exatamente, mostrar para o vendedor, atendente e, em especial, ao empresário, as tecnologias que chegam ao mercado e aquelas que focam diretamente o varejo. “As compras via internet vão dominar mais ainda. Porém, existe espaço para o comércio fixo e também para o comércio eletrônico. O mesmo ocorre para lojas de rua, de shopping e, ainda, até para as vendas de catálogo”, disse o palestrante.

Entretanto, de acordo com Fúlvio Ferreira, vai existir mais espaço ainda apenas para os muito competentes. As empresas que atuarem com competência e utilizarem a internet e as empresas virtuais a seu favor, aliada a suas empresas físicas, essas vão fazer diferença. E acentuou: “O diferencial também vai estar ao lado daquelas que trabalharem com o coração e o calor humano”.

Ainda em sua explanação, disse que nos últimos anos tem aumentado muito o nível de comprometimento das pessoas com as empresas. Sejam vendedores, atendentes e, principalmente, os donos de empresa. “As pessoas estão muito mais sintonizadas e atentas. Não existe espaço no mercado para os aventureiros, aquelas pessoas que vão levando de barriga. Só tem espaço, e isso será muito mais acirrado para quem tem muita competência, dedicação, carinho e atitude”, observou.

Por fim, Fúlvio Ferreira afirmou que não vai existir mais vendedor num futuro próximo. E explicou: “Vai ter atendente que é a profissão dos fracos e os profissionais treinados para superar expectativas; esses, altamente treinados. Essas pessoas serão o diferencial fazer diferença na vida dos seus clientes. Ou seja, serão referência em atendimento e em empresa”.