Economia, inovação e gestão de empresas familiares são temas do primeiro dia de palestras na 54ª Convenção Nacional O primeiro dia de palestras da 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista trouxe os temas economia, inovação e gestão de empresas familiares.

Abrindo o temário técnico, Mailson da Nóbrega, criticou a gestão da economia brasileira: o mercado de trabalho está desaquecendo, o crédito cresce em ritmo lento e a inflação está acima da meta. Para o economista e ex-ministro da Fazenda, governar um país é diferente de dirigir uma empresa: não dá para contar apenas com as melhores mentes, é preciso ter bancada. Maílson analisa a conjuntura política, as chances de eleição dos principais candidatos e é taxativo: "O Brasil não vai sair do rumo. O país não vai desandar", destaca.

Em seguida foi a vez de Mário Ponci, responsável pelo departamento de Expansão e Marketing da Chilli Beans, compartilha sua trajetória na expansão da rede de franquias. O negócio começou com dois quioques, em fevereiro de 2001, e hoje já conta com mais de 170 unidades, entre lojas e quiosques.

Em sua palestra “Chili Beans: Um Case de Sucesso”, Ponci dividiu alguns conceitos que considera fundamentais. Um deles foi entender o seu público, o alternativo, a partir dos vendedores. “A Chili Beans é uma empresa sem preconceitos. Começamos a aceitar as pessoas como elas são”.

"Não queremos ser uma marca para o brasileiro que tem saudades de casa. Queremos vender para quem é o nosso público: O formador de opinião." Mário Ponci fala sobre os desafios de expandir a marca para o exterior, e é assertivo quando afirma que não é preciso ter muita grana: é preciso conhecer seu público e pensar com criatividade.

Encerrando o primeiro dia, Renato Bernhoeft, traz o tema: sucessão empresarial familiar. Com bom humor, o palestrante indica o caminho para o sucesso. Após classificar os tipos de empresas familiares, Benhoeft falou de alternativas para a continuidade da empresa e da importância dos donos deixarem a empresa ser continuada. “A empresa é uma criatura que você criou e que será maior que você. Então, é preciso entender o momento em que você precisa soltar a criatura”, defendeu.

Fonte: Portal FCDL-MG, com informações: convencaonacionalbahia.org.br