A poetisa Cora Coralina, no texto "Poesia de Natal", disse:

"(...) Em sua lista de presentes, em cada caixinha, embrulhe um pedacinho de amor, carinho... " As mudanças, para que as aceitemos passivamente como a rã gigante ou como os porcos selvagens é necessário que ocorram gradual e paulatinamente.

Aos poucos os valores vão sendo invertidos, os hábitos sendo substituídos e os costumes mudados.

Até um passado recente as "crianças enviavam cartinhas para o Papai Noel" e ficavam esperando...

Hoje elas exigem o presente seja a qualquer custo.

Nas lojas, até bem pouco tempo, os pais fechavam as vendas; hoje as crianças decidem.

A poetiza Cora Coralina, que nasceu no Século XIX e viveu no interior de Goiás, de modo simples, valorizava a vida, a família e os princípios.

E lá atrás já enxergava a mudança dos valores.

Aos poucos a simplicidade foi dando lugar à ostentação; o amor foi sendo substituído pelas novelas onde a traição tem lugar de destaque e o verdadeiro sentido da vida foi sendo esquecido.

Amor .... Carinho... ?

Que nada!

Queremos mesa farta, presentes e mais presentes, roupas caras e de grife e uma boa internet para mostrar algo que não possuímos, coisas que não precisamos para supostos amigos que temos.

Aos poucos a lagoa de nossas vidas foi sendo aquecida e nos acostumamos com o calor que queima;

Esquecemos do calor humano, da família, dos amigos.

O milho foi sendo colocado sempre no mesmo local e nem nos apercebemos que aos poucos as cercas foram nos fechando;

Esquecemos da importância de caçar, isto é, da importância de ir atrás, de visitar as pessoas que gostamos e cuja amizade precisamos nutrir. Aos poucos fomos aceitando que o boneco de vermelho tomasse conta e que o tempo do Natal se transformasse apenas em festa.

É hora de mudar!

Amor, carinho, respeito, compreensão, perdão e caridade são os melhores presentes que podemos dar ao aniversariante do Dia e a todos os nossos irmãos.

Menos Noel e mais Jesus!

Feliz Natal!

Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba Palestrante, empresário e consultor em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.