É muito comum ouvir reclamações de pessoas dizendo que foram mal atendidas. Seja numa loja, num consultório ou em alguma repartição.

Em geral, as principais motivações para que haja um mal-atendimento são a falta de competência, o mal-humor e a falta de coragem para mudar de emprego!

Todos somos finitos, isto é, somos falíveis da mesma sorte que é impossível agradar a todos. Existem clientes com níveis elevadíssimos de exigência que sequer admitem pequenas falhas de quem os atende. Porém, encontrar vendedores, atendentes ou recepcionistas que, no momento do trabalho, ficam conversando assuntos pessoais e não páram estas conversas quando chega um cliente, aí é demais. Ou encontrar profissionais que se envolvem com o telefone ou com o computador e esquecem da vida, deixam o cliente esperando ... aí também é demais. Inadmissível!

Pessoas que trabalham em linha de frente, em qualquer tipo de negócio, precisam estar preparadas para atender bem, para suprir as necessidades do seu cliente. Simpatia, cortesia e competência são requisitos básicos. E gostar de pessoas também. Por isso é que treinamento é muito importante.

Outro fator que ocorre muito, por trás de um mal-atendimento, é o mau-humor. Sim, todos nós temos problemas, concordo! Mas que culpa tem o cliente pelos seus problemas? Se o seu carro estragou, se tem conta vencendo ou teve um baixo aproveitamento numa prova tudo isto é problema exclusivo! Durante o exercício da função é seu dever ser simpático! E fazer tudo o que estiver ao seu alcance para satisfazer as necessidades de quem o procura, isto é sua obrigação! Ser mal-humorado é, no mínimo, mostrar falta de educação!

Agora, se o seu trabalho não está bom, se a remuneração não lhe agrada ou se você não tem muito jeito para lidar com pessoas então está faltando coragem! Está faltando atitude para pedir as contas e fazer outra coisa. Procure outro emprego, mude o rumo de sua vida profissional mas definitivamente faça alguma coisa onde você não tenha muito contato com pessoas porque todos gostamos de ser bem atendidos, todos gostamos de ser bem tratados, inclusive você!

Fulvio Ferreira - Conselheiro CDL Uberaba. Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista. Depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas, AM-1120, de Uberaba-MG fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

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