Abra um sorriso!

Você sai para a balada de qualquer jeito? Com qualquer roupa e com o calçado sujo? Você vai paquerar ou namorar de cara amarrada? Emburrado e sem papo? Claro que não? Nestes momentos o alto astral deve ser presença. Se você vai bem, tudo dará certo. É a Lei do Retorno: As coisas nesta vida reve

22/07/2021

LIÇÃO DE ATITUDE

Ontem eu passei na porta de uma Unidade de Pronto Atendimento. Ante aquela movimentação de ambulâncias, carros e pessoas uma cena me chamou a atenção: do outro lado da rua um pai com uma criança no colo. Me lembrei de uma história que ouvi recentemente dando conta de um rapaz que chegou num peque

08/07/2021

Será que o cliente sempre tem razão mesmo?

Por Maurício Prado Silva* Se a turbulência dos últimos meses nos ensinou algo, do ponto de vista dos negócios, é que nunca houve momento mais importante para ouvir os clientes do que nos dias atuais. A frase “o cliente sempre tem razão” se tornou clichê, e não é de se espantar que as organizaçõ

05/07/2021

A bondade deve ser pura!

O Bispo Evangélico e doutor em Literatura Renato Suhett escreveu: "Para mim a chuva no telhado é cantiga de ninar Mas o pobre meu irmão Para ele a chuva fria Vai entrando em seu barraco E faz lama pelo chão (...)" Para muitos o frio é um pretexto para tomar vinho e um caldo ou uma sop

01/07/2021

Festas Juninas

No calendário católico todo dia tem um santo. Junho, porém, se reveste de um charme especial por conta das festas típicas do interior em homenagem aos Santos Antônio, João e Pedro. As festas juninas tem origem pagã, estão relacionadas com as cerimônias ligadas ao solstício de verão na Europa qu

24/06/2021

Não pare, continue!

Em 2003 a Pixar Studios lançou o filme Procurando Nemo. Conta a história que no primeiro dia de aula, ignorando os conselhos do seu pai, o distraído peixinho Nemo é capturado e levado para um aquário. Começa então o seu plano para uma fuga enquanto o seu pai cruza o oceano para resgatá-lo. Durant

17/06/2021

Qual é a melhor tecnologia?

Durante uma entrevista o entrevistador me lançou a seguinte pergunta: "Qual é a melhor tecnologia, na atualidade, para o varejo?" Respondi: Levando em consideração a multiplicidade de segmentos, a variedade de ramos e a diversidade cultural de um país continental como o Brasil, aliado as con

02/06/2021

Treinamento e motivação

Esses dias eu estive numa loja de roupas num importante centro comercial. Assim que entrei, uma vendedora, um tanto quanto assustada, foi ao meu encontro e, antes de qualquer cumprimento, antes de qualquer saudação, antes de dizer bom dia, boa tarde ou boa noite, ela disse: o que você está precisa

28/05/2021

Gentileza

Muito se fala em gentileza. Que gentileza gera gentileza, que devemos praticar gentileza em todos os lugares e em todos os momentos da vida etc etc. E eu concordo. Apesar de nem sempre haver a retribuição, devemos sim aplicar a gentileza. E não é só nos momentos bons e tranquilos, nestas ocasi

21/05/2021

Você olha para o seu cliente?

Há um ditado, muito antigo, que diz que "os olhos são a janela da alma". É através dos olhos que nos sintonizamos com outra pessoa. Na comunicação interpessoal os gestos, a voz e a expressão corporal são muito importantes. O olhar, porém, é a mais alta expressão que uma pessoa pode ter ao estabel

14/05/2021